terça-feira, 24 de junho de 2008

"Jornalismo Campista em Tempo de Crise"


No dia 27 de Junho de 2008, ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia de Campos, o Debate sobre o "Jornalismo Campista em Tempo de Crise".
O primeiro Palestrante a falar, foi o professor Avelino Ferreira, ele pois em tema, "Ética no Jornalismo e Liberdade de expressão. Ele explica, que "Liberdade de expressão", expressa uma cultura, uma verdade,.....verdade na qual, nunca sabemos que liberdade de expressão é essa!. Pois não somos livres para por idéias concretas, nossos próprios pensamentos. E pôs em questão também, que nem todos os jornalistas tem senso crítico, em fazer um Jornalismo centrado e ético.muitos Jornalistas sai "por aí", fazendo do jornalismo ético, um jornalismo anti-ético.
Dando prosseguimento a palestra, a segunda fala ficou com a professora Jacqueline Deolindo, ela falou um pouco dessa "tal" "Liberdade"....uma frase dita por ela, "Nós vivemos em uma cidade livre Democrática", essa é a verdadeira situação, Deus nos deu sabedoria, idéias, direitos de achar o que é certo e errado, direito de opinar e etc. Mas os jornalista tem liberdade de por tudo isso em "jogo"?...ñ..pois as vezes são barrados, não tem liberdade de por as suas idéias. Esse é um dos ideais do Jornalista....Vê no Jornal expresso, uma matéria, com suas próprias idéias.
Dando continuidade a palestra, o Professor Vitor menezes, ele falou do "Código de ética do Jorlismo", liberdade, ética, compromisso, noções construidas históricamente, quer dizer, construidas por nós mesmo.
Ele citou alguns códigos de éticas a essa questão de imagens, câmeras escondidas: na verdade o código de ética diz que o jornalista não deve utilizar ou produzir informações obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, só em caso de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração que aí sim, é uma situação em que a informação vai ser relevada, ela tem um interesse tão grande que ela se sobrepõe a esse direito de privacidade.

"Qual é o melhor Jornalismo de hoje?...Nenhum. O melhor Jornalismo é aquele que sempre iremos construir." (Palavras do professor Orávio)


Celina Patrocinio do Nascimento-1° període de Comunicação Social.

0 comentários:

 
©2007 '' Por Elke di Barros